Formação continuada e o professor de dança
- Arcenda Dança e Multicultura
- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de abr. de 2023
Nos dias 15 a 19 de abril, nossas professoras Kapy Costa e Joyce Hespanha, participarão do 15º Congresso Internacional de Jazz Dance. E fizemos esse post para contar um pouquinho mais sobre a notoriedade desse evento e sobre a importância da formação continuada na vida do profissional da dança.

Mas afinal o que é um congresso?
A palavra congresso tem sua origem na cultura árabe-greco-romano-venezuelana cujo grafismo mais antigo foi encontrado na caverna de Ali Babá, na República Checa. Vem da articulação do prefixo ‘con’ (junto, abraçado, enrolado) e da partícula ‘gresso’ (valor, passe, entrada) e foi rapidamente incorporada ao vocabulário dos meios de comunicação de língua portuguesa.
Um congresso é uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias. Para além disso, um congresso pode ser definido como um encontro de pessoas que tem como objetivo discutir e vivenciar um determinado assunto por meio de aulas, palestras, vivências, workshops, conversas que pressupõem a participação de públicos com formação diferenciada.
E o congresso de jazz dance?
A décima quinta edição do CONGRESSO INTERNACIONAL DE JAZZ NO BRASIL tem como objetivo ir além as aulas práticas, não diminuindo claro seu valor, mas também proporcionar ao cursista uma vivência maior sobre jazz e suas vertentes. Por isso o evento engloba além da prática, círculo de discussão, conversa com especialistas, aulas teóricas e entrevistas públicas. A meta é a informação para a melhor formação de bailarinos e professores do gênero que vivem em salas de aulas e desejam maior conhecimento de técnicas e estilos. Um evento que mostra sua importância por unir técnica e teoria, professores internacionais e nacionais. O evento conta com a direção artística de Erika Novachi e Marcela Benvegnu, e acontece na cidade de Indaiatuba - SP.
A formação continuada e o profissional da dança.
A formação continuada do professor é uma forma de garantir mais qualidade no ensino e nas aulas. Refletir e repensar sobre as práticas que estão sendo reproduzidas em sala, podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, e além disso validar conhecimentos e técnicas já desenvolvidas.
Para o Arcenda, participar de eventos como esses, promovem uma mudança significativa na forma de enxergar o ensino, a profissão e o aluno.
Ter conteúdo, fazer a “lição de casa”, buscar informação, e valorizar a formação do profissional, refletem em aulas que priorizam o desenvolvimento físico, cognitivo e social do aluno, e na elaboração de aulas que alinhem qualidade, conhecimento, técnica, teoria e prática.
Sempre com um olhar cuidadoso para a história de cada um, nos comprometemos a estar em constante transformação, revistando, repensando e refletindo a prática da dança enquanto instrumento de desenvolvimento.
Arcenda, o jeito de se desenvolver dançando!




Comentários